domingo, 23 de maio de 2010

Primeira camisa do Santos Futebol Clube - 1912

Foto de Lídia Maria de Melo (clique nela para ampliar)
Em 28 de janeiro de 2007, fiz a foto da primeira camisa oficial do Santos Futebol Clube, criada em 1912. Está exposta no Memorial das Conquistas, na Vila Belmiro, em Santos.
Era uma tarde quente de verão. O Memorial, lotado de visitantes. Apesar do calor insuportável, os torcedores do time da vila mais famosa do mundo disputavam espaço. Queriam ver troféus, medalhas, flâmulas, camisas, luvas e outros produtos do Peixe, time que consagrou Pelé, Pepe, Dorval, Mengálvio, Coutinho, o goleiro Gilmar, Clodoaldo, Robinho, Diego, Elano, Neimar, Ganso e tantos outros craques do futebol brasileiro e mundial.
Minha irmã conta que, na fronteira da antiga Tchecoslováquia, dois policiais pediram seu passaporte e o de dois poloneses e de uma francesa com quem ela estava. A dupla observava os documentos de cara fechada. Quando folhearam o dela e viram que era do Brasil, logo abriram um sorriso e perguntaram por Pelé. A vistoria acabou ali mesmo em expressões e gestos simpáticos.
Situação semelhante ocorreu na Itália, quando um napolitano descobriu que ela era da cidade de Santos, a mesma do time do Rei do Futebol. O italiano delirou.
Não tem jeito, Pelé é referência mundial. Mas nunca podemos nos esquecer de que tudo começou em Santos, mais precisamente no Santos F.C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Assim que for lido, será publicado.
Volte mais vezes. Se desejar resposta individual, deixe seu e-mail.
De todo modo, identifique-se, para facilitar o direcionamento da resposta.