quarta-feira, 2 de junho de 2010

Como eu, Lady Gaga também tem lúpus


Lady Gaga disse ao apresentador norte-americano Larry King que tem lúpus e a doença é recorrente em sua família.
Embora não apresente sintomas e nem esteja doente, a cantora pop, que tem pretensões de superar Madona, já fez teste e o resultado deu positivo.
O lúpus é uma doença autoimune, tratada pela reumatologia. Por um motivo que a medicina ainda não sabe precisar, ela provoca uma espécie de pane no sistema imunológico.
Com isso, a imunidade do portador não reconhece o próprio organismo e o ataca como se fosse um elemento estranho. O tratamento é feito com cortisona, que provoca uma série de efeitos colaterais.
Também sou portadora de lúpus e já escrevi algumas vezes sobre essa doença. Convivi com ela por 21 anos. Faz outros 17 que não tenho sintomas e não preciso tomar remédios. No meu caso, o lúpus entrou em remissão. Talvez definitivo.
Lady Gaga pode nunca chegar a desenvolver a doença que, por enquanto, não tem cura.
Leia o que já escrevi sobre o assunto:
1. Lúpus em remissão
2. Lúpus
3. Meu aniversário sem lúpus e Lucy in the sky

Um comentário:

  1. Quando fiquei sabendo da notícia, lembrei de você instantaneamente.
    Admiro a forma que você trata essa doença e o quanto acaba ajudando a muitas pessoas com pouco conhecimento sobre o assunto.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário. Assim que for lido, será publicado.
Volte mais vezes. Se desejar resposta individual, deixe seu e-mail.
De todo modo, identifique-se, para facilitar o direcionamento da resposta.