quinta-feira, 18 de abril de 2013

Monteiro Lobato, esta canção eu lhe ofereço de todo coração. Assim cantou Meire Pavão

Lídia Maria de Melo
Há 131 anos, nascia o pai da Emília, do Pedrinho, da Narizinho, da Dona Benta, da Tia Nastácia, do Visconde de Sabugosa e do Marquês de Rabicó. O sobrancelhudo José Bento Renato Monteiro Lobato.
Quando eu era pequena, o maestro Theotônio Pavão compôs a música "Monteiro Lobato" em homenagem ao escritor e criador do Sítio do Pica-pau Amarelo. Teve como parceiro o seu filho Albert Pavão, cujo nome verdadeiro é Carlos Alberto.
A canção foi gravada em 1968 pela filha do maestro, Meire Pavão (Taubaté, 2/6/48- Santos, 1º./12/2008), que é citada na música Festa de Arromba, de Roberto e Erasmo Carlos, e que passou a viver em Santos, após ter feito muito sucesso como cantora.
Abaixo, estão aqui a letra da música e o vídeo que editei com a gravação de Meire Pavão, de 1968, gentilmente cedida por Albert Pavão.


Monteiro Lobato

(Composição de Theotônio Pavão e Albert Pavão; Interpretação de Meire Pavão)

Certa noite eu tive um sonho
Foi um sonho muito belo
Eu sonhei que estava no Sítio
do Pica-pau Amarelo.
Numa casa toda branca
entre o Ribeirão e o mato
encontrei os personagens
das histórias de Lobato.

Refrão
Monteiro Lobato esta canção
eu lhe ofereço
de todo coração.

Encontrei a bonequinha
que se chamava Emília.
Muito alegre e bonitinha,
era parte da família.
E aquela menininha
Narizinho arrebitado
que esteve de namoro
com o Príncipe Escamado.

Refrão...

O porquinho assanhado
que andava rococó
tinha o nome engraçado
de Marquês de Rabicó.
Era feito de sabugo
aquele contador de prosa,
magro, feio e narigudo,
Visconde de Sabugosa.

Refrão...

Que saudade do Pedrinho
que montava o Pangaré,
do Besouro de Bengala
que fazia cafuné.
Tinha até Burro Falante
e Aranha Costureira,
Gato Félix imigrante,
Carochinha fofoqueira.

Refrão...

Conheci Tia Nastácia
a fazer pé de moleque,
Dona Benta costurando
e os demais pintando o sete
acordei muito contente
e prometi de coração
ao Lobato onipresente
oferecer esta canção.

Veja mais sobre Meire Pavão neste link.

6 comentários:

  1. Nossa, como eu estava procurando essa música que falava dos personagens de Monteiro Lobato. Sou taubateana e aprendi na escola e me faltava apenas o pedaço da Emília. Obrigada!
    Cristina Soares

    ResponderExcluir
  2. Cara Lidia,

    Você sabe onde posso conseguir a música do Monteiro Lobato essa canção eu te ofereço de todo o coração? Gostaria de cantar com meus alunos e não consegui encontrar, podes me auxiliar?

    ResponderExcluir
  3. Zaira, eu vou tentar fazer uma gravação e postar aqui no blog. Só tenho em minha memória. Você pode me deixar seu e-mail?

    ResponderExcluir
  4. QUERIDA Lídia!!!

    Nossa que surpresa agradável....muito...muito...muito obrigada....você não sabe o quanto me fez feliz. amos apresentar na Noite cultural na escola.....
    Isso foi o máximo....um grande abraço.....não tenho palavras para agradecer.
    meu e-mail: zairacd@hotmail.com ou zderinger@gmail.com
    abraços carinhosos de uma pessoa muito grata.
    Zaira

    ResponderExcluir
  5. Zaira, enviei um e-mail para você.
    Mostrei seu comentário ao Albert Pavão, que ficou também feliz. Que bom que você gostou do vídeo com a gravação da Meire Pavão, que incluí na postagem.
    Boa apresentação.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, Lídia!

    Que carinho e, que empenho.

    Recebi teu e-mail, vou respondê-lo.

    Somos de Blumenau-SC.

    Abraços,
    Zaira

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário. Assim que for lido, será publicado.
Volte mais vezes. Se desejar resposta individual, deixe seu e-mail.
De todo modo, identifique-se, para facilitar o direcionamento da resposta.