quarta-feira, 17 de abril de 2013

Cleyde Yáconis e Cacilda Becker moraram em Santos e estudaram no Colégio Canadá

A atriz Cleyde Yáconis, que morreu em São Paulo na segunda-feira, viveu uma parte da vida em Santos. Foi na adolescência, no início dos anos 1940. Nessa época, a mãe dela, a professora Alzira Leonor Becker Yáconis, veio dar aulas na Cidade.
Cleyde era irmã da também atriz Cacilda Becker e de Dirce. As três estudaram no Colégio Canadá, na Rua Mato Grosso, no bairro do Boqueirão (*). Na época, era um dos melhores colégios estaduais da região. Muitas pessoas que fizeram história no País passaram por essa unidade de ensino.
A primeira deputada estadual santista, Zuleika Alambert, conviveu com elas e me contou essa história quando a entrevistei. Mencionei essa informação na matéria que publiquei no jornal A Tribuna (edição de 11 de março de 2005) e que está postada no site Novo Milênio .

Aviso aos navegantes: (*) Favor não confundir o Boqueirão, na cidade de Santos, com o bairro de mesmo nome localizado no município de Praia Grande. Ambos ficam a quilômetros um do outro. Quem mora em São Paulo, capital, ou no interior do Estado costuma confundir Santos e Praia Grande, mas as duas cidades são muito diferentes. Nem as praias se assemelham.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Assim que for lido, será publicado.
Volte mais vezes. Se desejar resposta individual, deixe seu e-mail.
De todo modo, identifique-se, para facilitar o direcionamento da resposta.